domingo, 17 de abril de 2011

O Poder das Águas


Água que mata a sede, refresca e limpa. Esse líquido aparentemente simples tem papel vital na natureza e em todas as espécies vivas do nosso planeta. Seu magnetismo tem fator preponderante na Umbanda que pratico. Esse líquido tão precioso ignorados por muitos, adorado por outros esconde poderes curativos e magnetizadores. Grandes condensadores de energias  que podem tanto vibrar negativamente ou positivamente dependo da sua utilização. Observe esse copo d'agua. Dependendo da sua aplicação ele pode curar ou atrair energias negativas. Em vários cultos a presença da água é fundamental na maioria das religiões e na Umbanda que pratico ela representa um elemento importante de trabalho. Seu poder sofre influência de acordo com a sua origem: 


Rocha
Água detida em saliências nas rochas. Ligada a Xangô – entre suas funções, traz força física, disposição, boa-vontade, sabedoria.
Mar
Ligada a Iemanjá – imã de energias negativas, anti-séptico e cicatrizante, fertilidade, calma.
Mina
Ligada a Oxum e Nanã – força, vitalidade – é a mais indicada para se utilizar nas quartinhas e em assentamentos de anjo-de-guarda.
Mar Doce
Encontro de rio e mar. Ligada a Ewá – trato do corpo sentimental, humor, bom senso e independência.
Chuva
Ligada a Nana e Oxum – excelente função de limpeza e descarrego.
Cachoeira
Ligada a Oxum e Xangô – sentimentos, afeto, força de pensamente, alegria, jovialidade.
Rio
Ligada a Oxum (na correnteza) e a Obá (nas margens) – determinação, bons pensamentos.
Poço
Ligada a Nanã – resistência, sabedoria.
Lagos e Lagoas
Ligada a Oxumarê – inventividade, imaginação.
Orvalho
Recolhido das folhas, ao alvorecer do dia. – Ligado a Oxalá – calma, paciência, fecundidade.

Fica fácil compreender porque a  água esta presente nos batismos, no amaci, nas quartinhas, nos descarregos, nas sessões de cura, no jogo de búzios, etc. Uma simples ferramenta de grandes utilidades e ainda de poucos adeptos durante as praticas religiosas. É preciso que o homem desperte e perceba que a essência das energias mais puras estão nos elementos fundamentais encontrados na natureza. Não acredita? Veja, observe e reflita:
                        Molécula de água de uma nascente

1. Energia ruim         2. Boas energias      3. Ao som de um "muito obrigada"

Um copinho no cantinho de entrada da nossa casa, na mesinha do nosso trabalho pode dar uma ajudazinha no nosso dia dia. Então amigos, "good vibes" a todos.


Fontes: ilustração2: http://povodearuanda.wordpress.com/2008/07/22/aguas-na-umbanda/
Ilustrações disponíveis: Mensagens das águas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Olho-Gordo

Se os olhos são expressões da alma, o que podemos dizer com relação aquelas pessoas que matam plantas, murcha bolos, colocam quebranto em crianças (como já dizia minha mãe), quebra objetos e até mesmo provocar mal estar em pessoas? É o fenomemo que chamamos de olho-gordo.
Essa é uma mágia poderosa, que sai através do olhar, muita das vezes aquele que detém o mal olhado nem sabe que provoca todo esse mal. É um vampiro de energia que suga tudo que gostaria de ter.
E como lidar com esse fato?
Amuletos, rezas, banhos há quem diga que tenha o seu axé e proteção, mas creio que sua eficácia esteja associada quando não entramos no campo vibratório baixo que acompanha esse individuo. Alegria, bom humor e positivismo cortam nesse padrão negativo neutralizando suas forças magneticas.
E vc?
Xô olho-gordo